32 Comentários

  1. Deborah

    Boa tarde.

    Tenho uma paciente de 10meses com pé torto congênito. Há 1 mês e meio ela realizou a cirurgia para alongamento do tendão de calcâneo e foi indicada para a fisio, com uma espécie de tala de gesso em posterior de perna, calcanhar e sola de pé, e enfaixamento total.
    Nunca atendi essa patologia logo após a primeira cirurgia. Ela possui tds os arcos de movimento dos pés normais. Percebi q a tala parece estar levando a uma rotação interna e supinação dos pés. Por orientação médica, ela deve ficar o dia com essa tala, tirando somente para o banho e o atendimento fisioterapêutico.

    Minhas dúvidas são:

    – Essa posição que os pés estão na tala é correta?
    – N seria ideal indicar uma órtese articulada?
    – Como a cirurgia é recente, posso colocá-la de pé, durante o atendimento?
    – Você pode me dar alguma dica sobre o atendimento?

    Desde já agradeço a colaboração.


    1. Boa Noite!
      Desculpa a demora em lhe responder.
      Não entendi direito como essa tala realmente é mas acredito que se o médico colocou ela assim, deve estar certa e de acordo com o paciente. Caso tenha dúvidas maiores em relação a isso, converse com o médico.
      Uma órtese articulada nesse caso não é ideal, pois a deformidade pode voltar e o protocolo desta cirurgia é composta de uma série sequenciada de gessos, que vão corrigindo com o tempo, onde o médico vai ajustando a cada troca. Após o gesso eles colocam uma órtese, chamada de Dennis Brown, que são botas ortopédicas com uma barra no meio, que será utilizada por mais alguns meses.
      Verifique se o médico permite que você coloque-o em pé, mas acredito que sim pois foi realizado somente alongamento de tendão.
      O tratamento além de muita mobilização, alongamento é baseado em estimular o desenvolvimento motor de acordo com a idade do bebe. Então como dica eu colocaria ele em pé no chão apoiado com as mãozinhas sobre o tatame e trabalharia manipulação de brinquedos, coloque os brinquedos mais longe, estimulando uma marcha lateral apoiado, assim já promove um alongamento, sempre corrigindo o pé. Para alongar e mobilizar mantenha ele brincando ou converse com ele.
      Espero ter lhe ajudado!
      Mais uma vez, desculpe a demora em responder.
      Caso tenha mais dúvida, é só enviar.
      Abraços, Daniella Bassani

  2. Jeane Maria

    Boa tarde!
    Tenho um irmão de 10 anos que a 3 foi diagnosticado com o seguinte problema:” MENOR COM QUADRO DE RETARDO MENTAL COM SEQUELA DE PE TORTO CONGENITO VARIAÇÃO COM PE CRAVO EM INVERSÃO./ORTESE/ PROBLEMA AGRAVANDO”. Ele anda e até corre, só o pezinho dele direito é menor que o outro é está entortando para dentro. E ele vem se queixando frequentemente de uma dor no joelho esquerdo, principalmente quando corre. Isso está relacionado? O que podemos fazer para amenizar a dor?


    1. Bom Dia!
      Pode sim estar relacionado com o pé torto congênito do lado oposto pois provavelmente ele está descarregando um peso maior na perna esquerda e sobrecarregando o joelho. Seria bom vocês procurarem uma fisioterapeuta para evitar que o pé possa piorar, para ajudá-lo a melhorar o jeito de caminhar e também para aliviar a dor no joelho.
      Espero ter lhe ajudado, caso tenha mais dúvidas é só escrever!
      Abraços!

  3. Mark

    Olá! Quando o tratamento do “pé torto congênito” é feito a partir da primeira semana de nascimento e é feito corretamente fica alguma sequela ou limitação? Tipo: tamanho da circunferência da perna, tamanho do pé, tamanho da perna, restrição a exercício físico, etc.


    1. Bom Dia! Desculpa a demora em responder!
      Se o tratamento for feito corretamente, dificilmente ficará alguma sequela.
      A criança terá uma vida normal após o tratamnto correto com o médico e o fisioterapeuta.
      Espero ter esclarecido sua dúvida!
      Abraços!

  4. Ju

    Olá, tudo bem? Nunca atendi esse tipo de caso e achei muito interessante sua matéria, gostaria de te parabenizar.

    Preciso de uma ajuda, vou começar o atendimento de um paciente com 2 meses, sendo assim não tenho como estimulá-lo a caminhar ou coisa do gênero, então devo fazer ”só” as mobilizações, alongamentos e estímulos sensoriais?

    Obrigada.


    1. Bom Dia! Desculpa a demora em reponder!
      Obrigada!
      Como ela tem dois meses é isso mesmo que você deve fazer. Muita mobilização, alongamento e estimular denro do quadro do desenvolvimento motor, avaliar em todas as posturas e trabalhar controle cervical, mãos na linha média, segurar brinquedos…
      Espero ter ajudado!
      Qualquer dúvida é só entrar em contato!
      Abraços!

  5. Floriano

    Boa Tarde!, avaliei uma paciente com 10 anos de idade, a qual já realizou tenotomia e utilizou palmilha ortopédica, no entanto, ainda continua com o pé torto. defini minha conduta inicial com alongamentos, treino sensório motor e ainda pensei numa possível hipertrofia dos músculos contensores do pé. Estou certo na minha conduta, é possível reverter o quadro apenas com tratamento conservador???

    Grato!


    1. Boa Tarde Floriano!
      Faz muito tempo que ela realizou a cirúrgia? Como está a amplitude de movimento do pé?
      Manteria conduta de alongamentos, treino sensório motor, faria uma bandagem funcional, mobilização e fortalecimento da musculatura (avaliar a musculatura que necessita de fortalecimnto).
      Talvez não seja possível reverter, mas sim amenizar as sequelas, e permitir que ela tenha uma boa funcionalidade e uma vida ativa.
      O que o médico acha em relação a deformidade permanecer?
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  6. Sandra Lopes

    Oi boa noite ,meu filho nasceu com pé torto congênito e fez a cirurgia com 1 ano e meio e hoje está com 4 anos e já fez várias sessões de fisioterapia e não aumentou o movimento do pé a dorso flexão no quanto a fisioterapia ajuda realmente ?


    1. Boa Noite!
      A fisioterapia costuma ajudar a retornar o movimento, e geralmente a criança volta a caminhar normalmente com pouca dificudade e diminuição do movimento de dorsiflexão. Você já retornou ao médico para avaliar se está tudo bem? E isso o impede de fazer alguma coisa?
      Espero ter lhe ajudado.
      Qualquer dúvida estou a disposição!
      Abraços!

  7. Cilene de lima nery Gastardeli

    Boa noite!
    Meu nome é Cilene ,tenho 34 anos,nasci com o pé torto congênito (esquerdo)foi diagnosticado logo no meu nascimento e assim fui encaminhada para os devidos tratamentos ,minha mãe na época fez tudo que foi solicitado cirurgia,gesso com dias de nascida,botas ortopédicas e etc,tive uma vida normal ,apenas uma pequena diferença entre a grossura das pernas e tamanho do pé, imperceptível aos olhos de quem vê porque não apresenta diferença visível ,eu sei que é diferente mas nunca me atrapalhou….Minha dúvida hoje é a seguinte, à 5 meses sofro com dores na coluna(nervo ciático)(hérnia de disco)minhas dores são principalmente do lado da perna onde operei,minha coluna tem uma diferença clinicamente visível de um lado para o outro,hoje em dia dirijo com uma frequência maior e sinto uma dificuldade com a marcha que uso justamente o pé esquerdo e acabo elevando o quadril ao fazer o movimento pelo fato do pé ser menor, gostaria de saber se este problema do pé pode estar sendo o motivo desta dores na coluna ,talvez pela diferença simétrica postural e haver um desgaste com o passar dos anos….. Estou fazendo fisioterapia mas meu ortopedista não deu atenção para este fato… Gostaria de uma opinião é direcionamento de possível pois estou à base de medicamentos e a dor não cessa….. Muito obrigada!!!
    Aguardo retorno se possível!!


    1. Boa Noite Cilene!
      Que bom que sua mãe correu atrás de tratamentos e isto fez com tivesse uma vida ativa normal. Provavelmente o desvio da coluna e as dores devem ser em consequência destes fatos o qual relatou. Como não lhe avaliei, o ideal seria procurar por um outro médico ou conversar com o seu fisioterapeuta o fato de continuar com dor. Talvez uma avaliação correta para um uso de palmilha ajude. Algumas sessões de fisioterapia para alívio da dor e após começar um trabalho de reeducação da postura e fortalecimento da musculatura. Onde você mora?
      Espero ter lhe ajudado um pouquinho.
      Abraços!

  8. Jaqueline

    Olá dra. Minha filha tem 8 meses e vai comecar a fisioterapia semana q vem, ela fez a teno a 4 meses, e usa a órtese Dennis Brown, agora q ela está começando a ficar de pé esta entortando o pezinho torto congênito unilateral esquerdo, será q a fisio vai ajudar a corrigir? Vai ajudar ela andar normal?
    Desde já agradeço.

    Jaqueline.


    1. Bom Dia Jaqueline!
      Concerteza com a fisioterapia ela vai melhorar e poder seguir uma vida normal. Mas é necessário realizar o tratamento com continuidade, até que ela realize a marcha (caminhar) de forma independente.
      Espero ter lhe ajudado!
      Qualquer dúvida entre em contato.
      Abraços.

  9. Italo

    Boa Tarde, tenho 22 anos, tenho o problema de forma bilateral e fui cirugiado ao 8 meses de idade, ainda tenho problemas com a deficiência na pisada, a técnica poderia me ajudar?


    1. Bom Dia Italo!
      Provavelmente com a sua idade o ideal seria usar uma palmilha, ou até mesmo uma ortese, e fazer algumas sessões de fisoterapia para lhe ajudar a melhorar a marcha (caminhar), mas como não conheço seu caso, o melhor mesmo seria procurar um médico que pudesse lhe orientar.
      Espero ter ajudado!
      Qualquer dúvida estou a disposição!
      Abraços.

  10. Elisangela

    Boa noite,
    Gostaria de saber se em todos casos de pé torto congênito tem qui usa a ortese dennis brown??


    1. Bom Dia Elisangela!
      Esta é uma das técnicas utilizadas, mas quem irá avaliar e dizer qual é a melhor opção para o caso, vai ser o médico.
      Espero ter ajudado!
      Qualquer dúvida entre em contato!
      Abraços.

  11. Edimar bernardino dos santos

    Tenho 34 anos , naci com.problema nos dois pés fiz tratamento e cirurgia mas ainda vejo muita diferença. No visual comparando com normal , mais não atrapalha em nada , mais será que ainda há algum jeito de melhorar o visual dos pés


    1. Boa Tarde Edimar!
      Como não sei o que especificamente o que está te incomodando no visual, sugiro que procure um cirurgião plástico se for algo mais estético, caso for anatômico procure ver se alguma palmilha poderá auxiliar.
      Abraços

  12. Vanessa kalfeld

    Bom dia , minha filha tem pé torto unilateral e ela usa o órtese Dennis Drows queria saber se existe algum outra órtese que pode ser usada pois é só um pezinho que era torto pois foi já está perfeito.


    1. Boa Tarde Vanessa!
      Quantos anos tem sua filha?
      O melhor é buscar a opinião do médico para ver se pode substituir. Se o tratamento com a Dennis Brown já foi concluído.
      Existem sim outros tipos de órtese que podem ser usadas unilateral, (AFO rigida ou AFO articulada), mas tem que buscar um profissional que possa lhe orientar.
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

  13. Samara

    Meu inteado tem 17 anos operou do pé congênito com 3 anos e não os pais sem condições e instruçoes não tratou mais, hoje com 17 anos existe a chance de corrigir essa deformidade ?


    1. Boa Tarde Samara!
      Como não sei qual o estado em que está a deformidade, não tenho com lhe informar, mas busque um médico ou um fisioterapeuta para saber se pode haver alguma melhora.
      Espero ter ajudado!
      Abraços.

  14. William

    Boa tarde,

    Nasci com pé torto congênito em ambos os pés. Fiz diversas cirurgias desde que nasci. Em torno de 7 pelo que bem me lembro. O pé esquerdo hoje toca todo no chão e tem um pouco mais de mobilidade, já o direito o calcanhar ainda fica no ar e piso praticamento com a ponta externa do pé. Como consequência da doença, possuo a musculatura das panturrilhas atrofiadas e nunca fiz fisioterapia. Minha dúvida é, hoje com 29 anos, existe a possibilidade de algum tipo de reversão no quadro da atrofia muscular da panturrilha a essa altura do campeonato? existe alguma forma de fortalecer e proporcionar um aumento de massa muscular na região? e quanto a questão de pisar apenas com a ponta do pé, seria possível, de alguma forma, seja por cirurgia ou exercício, o desenvolvimento do tendão e melhorar a mobilidade, mesmo com a idade avançada? Agradeço a atenção!


    1. Boa Tarde William!
      Provavelmente se você procurar um fisioterapeuta, haverá sim alguma melhora no quadro.
      A questão cirúrgica você deve procurar um médico para ver se existe alguma possibilidade de correção.
      Mas não deixe de procurar ajuda para melhorar, acredito que a fisioterapia vai ajudar.
      Espero ter ajudado!
      Abraços.


  15. Boa tarde!
    Então, quero fazer uma pergunta!?
    Quando naci, naci com esse problema no pé, ser torto para dentro. Fiz a primeira cirurgia e o médico fez errada, fiz a segunda é melhorou alguns porcento, porém sinto dores na perna e no pé e ele é um pouco pra dentro ainda,e tem uma diferença enorme de uma perna pra outra uma e normal e a com o problema é um pouco mais fina e da pra perceber. Minha mãe disse que o médico na época teria mandando ela retorna pra fazer outra cirurgia quando eu completasse 10 anos, sendo que ela não me levou. Hoje tenho 24 anos e continuo com o mesmo problema, sinto dores e a diferença da perna e bem visível. Queria saber se tem jeito, tratamento ou se faz outra cirurgia pra corrigir?. Agradeço a respeita…


    1. Boa Tarde Tatiara!
      Esta diferença provavelmente é devido a falta de massa muscular nesta perna. O mais indicado seria procurar um fisioterapeuta e começar a realizar um tratamento para dor e exercícios para diminuir a diferença entre uma perna e outra, acho que não seria o caso de uma nova cirurgia. Você mora aonde?
      Espero ter ajudado!
      Abraços

  16. Gabriela Dias

    Olá! Tenho 44 anos e nasci com PTC nos 2 pés, bem severo. Fiz o método Ponsetti no 1o ano de vida, depois usei bota e andei normalmente, mas aos 6 anos tive de fazer uma cirurgia pqe o médico disse que o problema podia voltar. Foi uma cirurgia grande, de 5h, e levei 200 pontos em cada pé. De novo me recuperei e tive vida normal até os 35 anos, quando comecei a ter dor após longas caminhadas. Procurei um ortopedista da AACD e outra especialista em PTC, que me recomendou fisioterapia e palmilha. Fiz o tratamento, mas hoje sofro com dores nas costas, ombros e pescoço, além de DTM. Quando voltei nela, as recomendações foram iguais. Vc indicaria alguém em SP que eu possa consultar para uma 2a opinião? Muito obrigada!


    1. Bom Dia Gabriela!
      Que pena que as dores voltaram! Você já tentou fazer pilates, poderia ser uma alternativa para as dores.
      Não conheço nenhuma especialista em São Paulo infelizmente.
      Desculpa não poder lhe ajudar.
      Abraços.

Comentários encerrados.