Tempo de leitura: 3 minutos
Em primeiro lugar, você precisa entender um pouco sobre o conceito de Incontinência Urinária.
Continência urinária quer dizer conseguir manter a urina, portanto quem tem incontinência urinária, não consegue segurar a urina. Ela é classificada como a perda involuntária de urina durante esforço físico ou forte desejo de urinar.
Tipos de Incontinência Urinária
- De esforço: Acontece durante esforço físico como , por exemplo, tosse, espirro, risadas, ações como levantar da cama, pular ou levantar objetos pesados e até no ato sexual.
- De urgência: Acontece durante forte desejo miccional. Pode ser no caminho para ir ao banheiro, quando ouve barulho de água ou durante o orgasmo.
- Mista: Pessoas que possuem incontinência urinária de esforço E urgência
Homens podem ter perda urinária?

A resposta é SIM! Homens também possuem assoalho pélvico, porém sua estrutura é muito mais segura do que a da mulher, em termos de sustentação. Mesmo assim, em alguns casos como pós-operatórios de cirurgias pélvicas, acidentes que envolvam essa região ou grave fraqueza muscular podem gerar incontinência urinária masculina.
Causas da Incontinência Urinária
- Comprometimento da musculatura do assoalho pélvico (flacidez, incoordenação, tensão e/ou fraqueza)
- Gravidez e parto (principalmente parto vaginal)
- Tumores malignos e benignos, tosse crônica no caso dos fumantes
- Obesidade
- Doenças que possam comprimir a bexiga
- Bexiga hiperativa
- Doenças pulmonares obstrutivas que causem aumento de pressão abdominal
- Procedimentos cirúrgicos que lesionem os nervos da região
A flacidez e a fraqueza podem gerar complicações ainda piores se não forem corrigidas, os Prolapsos. São conceituados como deslocamento parcial ou total de um órgão do seu local habitual, quase sempre em caráter permanente. Isto significa que órgãos como bexiga e útero (no caso das mulheres) e intestino literalmente saem para fora da vagina ou ânus.
Existem também algumas bebidas e alimentos que podem contribuir para que o indesejado aconteça: café, chimarrão, álcool, chás(verde, preto, branco, vermelho), refrigerante, energético, sucos artificiais, adoçantes artificiais, gelatina, pimenta, alimentos condimentados, sucos ácidos e frutas cítricas.
Como curar a I.U.?
Hoje a fisioterapia pélvica é considerada, pela ICS (International Continence Society), a primeira linha de tratamento para a Incontinência Urinária, pois é uma terapia conservadora, simples, acessível e de baixo custo. Atua diretamente na musculatura do assoalho pélvico, utilizando técnicas que aumentem a força, diminuam a flacidez e tensão muscular e promovam a coordenação perineal (contração e relaxamento realizados no momento correto). O fisioterapeuta também dispõe de orientações necessárias em relação ao comportamento durante a rotina do seu paciente, como a correta ingestão de líquidos, quantidade e intervalos de cada micção (de quanto em quanto tempo deve ir ao banheiro), como prevenir perdas urinárias severas enquanto estiver tratando-se e dispondo de um Guia da Micção.
Se você se identificou com estes sintomas, pode ficar tranquilo, pois agora já sabe que existe tratamento sem realizar cirurgia!
Leia o depoimento de paciente que fizeram tratamento fisioterápico clicando aqui.
Link permanente
quais os sintomas de bexiga caida
Link permanente
Ola Maria de Lourdes!
O prolapso de órgão pélvico pode ter associado sintomas como dor abdominal (perto da região da bexiga}), perda urinária, dor e/ou desconforto durante a relação sexual e em casos mais graves, consegue sentir o órgão saindo para fora do canal vaginal!