14 Comentários

  1. Lucila

    Esse artigo me ajudou muito. Obrigada!

    1. Emildes

      Boa tarde Daniela, tenho um sobrinho com microcefalia, ela está com um ano e nove meses, é muito manhoso e um pouco preguiçoso ainda, não sei se é bem assim, mas percebo que ele chora e grita muito se a mãe não estiver com ele nos braços, ele não tem sustentação no tórax, membros superiores e inferiores, gostaria muito de poder ajudar, ele é acompanhado pelo Sara em salvador, não é com muita frequência, faz fisioterapia dia sim dia não, apesar da evolução está lenta. Como devo proceder? Obrigada


      1. Boa Tarde Emildes!
        Se ele está se tratando no Sara, certamente está bem cuidado, muitas vezes a evolução é lenta, converse com os fisioterapeutas que atendem ele e pergunte sobre exercícios e maneiras que vocês podem estimulá-lo em casa, para terem uma resposta mais rápida, e a questão do choro tem que ver se ele não está com alguma dor ou desconforto.
        Espero ter ajudado!
        Abraços

  2. Sonelia sousa Oliveira

    Minha filha tem microcefalia e tem 16 anos gostaria de saber se ainda da pra ela fazer este tipo de fisioterapia. Pois me doi muito ver que ela esta piorando …


    1. Boa Noite Sonelia, desculpa a demora em responder.
      É claro que sua filha ainda pode fazer tratamento fisioterapêutico, para ter novos ganhos, assim como evitar sua piora. Para que mantenha uma boa qualidade de vida dentro deste quadro.
      Espero ter ajudado!
      Qualquer dúvida, pode enviar e tentarei reponde-la.
      Abraços!

  3. Naiane

    Oi tem um filho com microcefalia e queria saber mas


    1. Boa Noite Naiane!
      Desculpa a demora em lhe responder.
      Para montar este resumo me baseei em um artigo da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurológica, o qual está na íntegra neste link: http://abrafin.org.br/wp-content/uploads/2015/02/PARECER-MICROCEFALIA.pdf
      Acredito que ele possa te ajudar a esclarecer um pouco mais sobre esta patologia.
      Fique a vontade para perguntar, quais são as suas principais dúvidas e eu ficarei feliz em poder respondê-las.
      Abraços!
      Daniella Bassani

  4. Patrícia Lima

    Boas orientações!!! Parabéns!!


  5. Muito bom esse comentário, Mim ajudou bastante, Tenho um filho portador da Microcefalia e as primeiras médicas disse q meu filho não precisava de Fisioterapia, Agora ele com 5 anos Graças a DEUS, as Médicas aqui do Rio de Janeiro disse q ele precisa muito e comecei a levá-lo pra as cessões de Fisioterapia.


    1. Que bom que o artigo lhe ajudou. Certamente seu filho vai evoluir muito com a fisioterapia!
      Caso precisar tirar dúvidas estou a disposição!
      Abraços

Comentários encerrados.