DOULA: por que você precisa de uma?

Tempo de leitura: 1 minuto

A palavra doula significa no latim “a mulher que serve”, ou seja, é a mulher que estará presente durante todas as fases da gestação, parto e puerpério, para ACOLHER a família (seja de forma física ou emocional).

A Função da doula é ceder suporte para a gestante e seu/sua acompanhante. Este acontece por meio de informações, incentivo, abraço, acolhimento e solidariedade. Às vezes faz-se necessário dar a mão para a gestante apertar, auxiliá-la no manejo das respirações, ou em qualquer outra situação em que será eficaz o apoio.

A doula pode entrar nos hospitais junto com a gestante e o/a acompanhante. A lei municipal permite que, em Caxias do Sul, as doulas participem de forma presencial durante o trabalho de parto no centro obstétrico.

O ideal é procurar uma doula logo no início da gestação para que você se prepare para todas as mudanças físicas e hormonais que acontecerão durante esse período.

“Eu sempre falo para minhas doulandas que criamos um fio logo no primeiro contato, e que esse fio vai de tornando cada vez mais denso conforme a gestação ocorre e fica firme, como uma linda ligação. É assim que eu enxergo ser doula, são conexões que criamos com as famílias e cada dia que passa esse laço fica mais forte e duradouro. É uma delícia acompanhar partos e o nascimento de uma família.”(Vanessa Busnello, Doula e fisioterapeuta obstétrica)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.